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16/09/2017 - Gabriel Lima Miranda

Direitos do passageiro em caso de Eventos Naturais

É possível solicitar o ressarcimento ou alteração da data da viagem se for durante o evento natural, mesmo que o destino não tenha sido atingido, mas esteja na área afetada.

Se o passageiro não viajou, pode escolher entre receber o dinheiro de volta ou remarcação da viagem para o mesmo ou outro destino com o mesmo valor sem nenhum acréscimo. E a empresa seja ela, Companhia Aérea, Hotel ou agência de viagens, deve acatar a decisão.

Em caso de o passageiro estar no destino durante o evento natural, não podemos colocar toda a culpa no prestador de serviço, pois o mesmo também foi pego de surpresa. Nestes casos não há direito a ressarcimento, mas sim a toda assistência que o passageiro necessite. A companhia aérea, por exemplo, tem obrigação de coloca-lo em um próximo voo ou fornecer hospedagem, alimentação e comunicação em caso de cancelamento e atrasos. No caso de um hotel, o mesmo deve mantê-lo em segurança e dar total assistência, durante o período de hospedagem.

Se o pacote foi comprado em uma agência de viagens, esta também precisa e deve dar assistência ao passageiro durante o momento de crise. As soluções que são mais utilizadas: se o passageiro não embarcou, a melhor solução é a alteração de data ou destino de acordo com as regras ou caso o passageiro esteja no destino é dar auxilio, mostrando o que o passageiro pode fazer.

Para que se previna de possíveis prejuízos durante esses eventos naturais, é preciso que se atente nas politicas de cancelamento e alterações por condições climáticas antes da compra do aéreo e hotel. Alguns parques de Orlando, por exemplo, fecharam devido a passagem do furacão e oferecerão aos visitantes devolução ou alteração de data, também foi informado por algumas companhias aéreas que permitirão a alteração do retorno para 3 dias adiante de alguns passageiros da Florida para São Paulo, para que aproveitem os dias perdidos por conta do IRMA, que também provocou alterações e cancelamentos em muitas saídas de cruzeiros no Caribe, onde os passageiros também tem direito de ressarcimento ou alteração sem custos.

Aconselho sempre viajar com um seguro viagem apropriado para eventos naturais como ciclones e terremotos e principalmente escolher comprar sua viagem em uma empresa correta e confiável, para quando for necessário um auxilio, ter de forma rápida e fácil.

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